segunda-feira, 16 de maio de 2011

Lisboa que Amanhece
18 Julho 2011 /Cinema São Jorge / Sala 1/ Lisboa


‘Lisboa que Amanhece’ é um evento que tem como objectivo primeiro prestar tributo à língua portuguesa através de linguagens musicais que a ela estão intrinsecamente ligadas e que são também um elemento unificador de diversas e diferentes culturas.

A língua portuguesa é o principal elo que une a comunidade lusófona, sendo falada por 240 milhões de pessoas em todo o mundo.É através dela que as nossas raízes culturais se disseminam e se manifestam em diferentes formas de expressão artística, tornando a palavra dita, falada ou cantada um factor fundamental de união de diferentes povos e distintas culturas.

Foi nesse sentido que o conceito que preside a ‘Lisboa que Amanhece’ se desenvolveu. Após pesquisa sobre as diferentes formas musicais que utilizam a nossa língua, concluímos a necessidade de criar um evento representativo destas mesmas linguagens; todas elas de forte cunho cultural e enorme peso histórico. São disso exemplo, o fado, a bossa nova, a morna, e o merengue entre outras...

‘Lisboa que Amanhece’ enquanto evento, utiliza o título de uma canção do Sérgio Godinho interpretada com Caetano Veloso e que muito simbolicamente apresenta Lisboa como capital de um movimento multicultural onde a miscigenação é patente e demonstrativa deste intercâmbio de linguagens e culturas.

O evento será composto por um concerto de artistas de diferentes origens mas com a língua portuguesa como ponto comum.

Sem comentários:

Enviar um comentário